Todo mundo vai dançar

Home Leitores comentarios/novidades A DANÇA ESPORTIVA NO BRASIL


A DANÇA ESPORTIVA NO BRASIL
Escrito por Carla Salvagni
Sáb, 07 de Julho de 2012 02:29
PDF Imprimir E-mail
Carta dos leitores - comentarios/novidades

A Dança Esportiva - como vai a Dança de Salão Internacional no Brasil?

alt

alt

Carla Salvagni, presidente da CBDance:

Como o Brasil está iniciando seus trabalhos na Dança Esportiva, talvez não se perceba o rumo que estamos tomando. Não temos ainda condições de fazer comparações diretas com outros países, uma vez que cada um tem sua história, vantagens e desvantagens: momento de início, forma de desenvolvimento, públicos específicos, leis e incentivos ao esporte e à cultura, condições estruturais e econômicas e outros diversos fatores.

Todas as orientações recebidas dos treinadores internacionais, principalmente Eva Angües, Blanca Ribas e Marcos Sietas, são importantes para balizar nosso trabalho.


André Sato, aluno dedicado dos professores Fernando e Alice, conta sua experiência em Nova York e como ele saiu entusiasmado:


Andre:
- Eu fiquei em Nova York por 3 meses e meio para realizar um intercâmbio de trabalho e aproveitei esse período para continuar a estudar e praticar a dança esportiva. Procurei pela internet as melhores escolas de dança e acabei optando pela Paul Pellicoro's Dancesport por causa da especialização deles no gênero e também pelas treinadoras - Aleksandra Gisher (segundo lugar em 1997 no campeonato Blackpool's Rising Star Professional Latin Division) e Snejana Petrova (Top 13 em Blackpool em 2008 e artista convidada no programa americano Dancing with the Stars). No total pratiquei por 2 meses alternando entre aulas em grupo de Standard e Latinos, sendo no total uma carga horária de 6 horas semanais.

Cada aula, com duração de 1 hora, focava apenas em um ritmo e era direcionada conforme o nível mais apropriado. Explicando toda a minha trajetória e fazendo avaliações com o professor e o coordenador da escola, eles indicaram que eu poderia realizar todas as aulas de dança esportiva para ter um aproveitamento melhor. O mais interessante de tudo foi notar que todo o trabalho desenvolvido aqui no Brasil, desde as práticas na escola até os congressos nacionais, deu uma base excelente fazendo com que o aprendizado se tornasse ainda mais proveitoso.

Até mesmo as treinadoras ficaram bem satifeitas com o trabalho que está sendo desenvolvido aqui no Brasil. Foi bom também para esclarecer algumas ideias errôneas quanto ao samba internacional e ao samba brasileiro. Acho que não há palavras para descrever toda essa experiência que passei por lá! Com certeza fez uma grande diferença na qualidade do meu trabalho em cima da dança esportiva e agora é continuá-lo para aprimorá-lo cada vez mais.

alt


alt

e-mail de André Sato à treinadora Eva Angües:
“Primeiro tenho que te agradecer por estar desenvolvendo um trabalho muito bom aqui no Brasil! Fiquei muito feliz em ver que várias coisas que as treinadoras de lá mostravam, eu já havia visto com você. Acho que o seu trabalho assim como o da Carla Salvagni foram e estão sendo fundamentais no aprendizado da Dança Esportiva. E o melhor de tudo foi ver que isso tudo foi reconhecido em outro país.”



A CBDance compartilha sua satisfação em confirmar, mais uma vez, que estamos no caminho correto:
O que devemos levar em conta é que todo início é árduo, quem realmente desfrutará dos trabalhos serão as novas gerações da dança.
Os dançarinos de hoje complementam seu conhecimento e se afirmam como inovadores. Serão a base para o desenvolvimento dessa modalidade.


E se ainda a Dança Esportiva não influenciou nossa Dança de Salão Brasileira, é porque não foi percebido como ela contribui com sua visão técnica e organização do movimento, da música, concentração e disciplina aplicada.


Todo esforço individual resulta em benefício para todos os interessados na dança. Por menor que seja o pensamento, ações isoladas somarão um conjunto forte, o da Dança de Salão e da Dança Esportiva brasileiras.

alt


Artigo extraído do site da Confederação Brasileira de Dança Esportiva

www.cbdance.com.br 



Última atualização em Dom, 05 de Agosto de 2012 21:36